sábado, abril 27, 2024
Desta semanaSaúde

Dores ao ficar muito tempo sentado?

Foto: Freepik

Especialista traz orientações para evitar incômodos que podem se transformar em doenças

Hoje em dia é comum pessoas sentirem dores lombares e na região glútea, dormência, formigamento e sensação de pernas pesadas. 

Isso acontece, porque quando passamos muito tempo sentados, a musculatura que ajuda a estabilizar a coluna, como os músculos abdominais e lombares ficam mais relaxados. Essa condição aumenta a pressão sobre os discos da coluna, resultando em dores nas costas. Com a postura incorreta a pressão aumenta mais ainda. 

Durante a respiração o diafragma se movimenta e empurra todos os órgãos para baixo e para cima. Se a pessoa fica muitas horas sentada, esse movimento fica restrito, gerando aderências entre as vísceras. Essas disfunções viscerais geram repercussões locais (gastrite, estufamento abdominal, esteatose de fígado) ou repercussões a distância (dores lombares, nos ombros, dores torácicas e cervicalgias).

Para evitar essas dores, o fisioterapeuta osteopata, Alex Sander Santos de Oliveira (CREFITO 145468-F) recomenda “levantar a cada 40 ou 50 minutos para fazer uma pausa de 10 minutos. Aproveite para uma pequena caminhada até o bebedouro ou banheiro, essa pequena parada já é o suficiente para estimular a circulação no corpo e ativar os músculos. O fortalecimento muscular também é indispensável, exercícios como abdominais, pranchas, agachamentos e flexões ajudam a estabilizar o tronco. Os alongamentos ajudam a relaxar os músculos e diminuir a tensão corporal”, esclarece o especialista. 

Segundo Alex Sander, além da prática de atividades físicas e da adoção de comportamentos que ajudem o corpo a se movimentar, a osteopatia pode ajudar muito pessoas que sofrem com dores constantes e que buscam um tratamento que restabeleça as estruturas corporais de maneira mais natural.

“A osteopatia ajuda a regular os sistemas que estão em disfunção através de técnicas manuais. Nosso corpo é todo interligado e a função do osteopata é localizar as disfunções e corrigi-las, permitindo que o corpo se auto cure”, define o fisioterapeuta.