domingo, junho 23, 2024
CidadesDesta semana

Ponte Honestino Guimarães será interditada para reforma

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Primeira grande reforma do elevado terá mais de R$ 13 milhões em investimentos

Motoristas e pedestres que trafegam pela ponte Honestino Guimarães devem ficar atentos porque o trânsito ficará suspenso do dia 7 de junho (véspera de feriado), às 20h, até 12 de junho, às 6h. A interdição é necessária para dar continuidade às obras de revitalização da ponte.

O governo alerta que motoristas devem utilizar rotas alternativas de acesso ao Plano Piloto e ao Lago Sul. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ficará responsável por organizar a fluidez do trânsito.

O tráfego será interrompido para que sejam feitos serviços de troca dos aparelhos de apoio. Além disso, serão feitos o esvaziamento e o içamento da adutora da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) que passa pela ponte, o que pode ocasionar falta de fornecimento de água aos moradores do Lago Sul.

“É uma interdição necessária, tendo em vista os serviços de troca dos aparelhos de apoio. Nunca houve nenhuma manutenção nessa ponte desde que foi construída. O serviço vai ser feito no feriado para minimizar o impacto aos motoristas”, detalha o diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Carlos Spies.

Grande intervenção

Inaugurada em 1976, a Ponte Honestino Guimarães nunca havia passado por uma grande reforma, apenas reparos pontuais. De acordo com o GDF, a Novacap investirá R$ 13.594.231,88 na revitalização da passagem. 

As obras compreendem a colocação de estruturas mais resistentes, troca de pavimento asfáltico, passarela, iluminação LED, hidrojateamento e nova pintura na parte externa, além de reparos nas fissuras estruturais.