domingo, abril 28, 2024
CidadesDesta semana

Duplicação de ligação Guará-Bandeirante vai à licitação

Imagem: Divulgação/Sec. Obras

A via conecta a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) à Avenida Contorno, na altura da Quadra 38 do Guará

O Governo do Distrito Federal divulgou nesta segunda-feira (3) que licitação para a contratação de empresa que fará a duplicação de trecho de 1,2 km da via de ligação entre o Guará e o Núcleo Bandeirante será retomada nos próximos dias. 

O processo estava parado desde o fim do ano passado, quando o Tribunal de Contas do DF (TCDF) apontou alguns entreves técnicos no projeto. Por isso, a Corte consultou órgãos como Caesb, CEB e Novacap que apontaram os possíveis problemas da proposta.

De acordo com a análise das companhias, foram identificados problemas nas redes implantadas de abastecimento de água e esgoto, além do mau posicionamento de postes no decorrer da duplicação da via.

Após Secretaria de Obras corrigir os apontamentos no projeto, o TCDF liberou, na semana passada, o edital licitatório que tem previsão de 12 milhões em investimentos para a duplicação da via.

Segundo a pasta, o projeto prevê serviços de pavimentação, drenagem, meios-fios, calçadas e sinalização horizontal e vertical. Além disso, haverá a implantação de uma ciclovia e a construção de uma ponte sobre o Córrego Vicente Pires.  

O secretário de obras, Luciano Carvalho, explica que “esta é mais uma obra que estava engavetada por gestões anteriores”. E que “o projeto de 2014 foi atualizado por nossa equipe e, agora, vamos colocar mais uma obra essencial para a mobilidade urbana do DF em marcha. É uma demanda antiga atendida”, afirma.

Com 3,4 km de extensão, a via que liga o Guará ao Núcleo Bandeirante tem o trânsito intenso, principalmente nos horários de pico, isso porque além de ter muitas residências e comércios, a pista é uma opção para motoristas que circulam pelas regiões do Guará, Park Way, Bernardo Sayão, Águas Claras e Núcleo Bandeirante.