domingo, junho 23, 2024
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Hábitos para prevenir o câncer de mama

Foto: Divulgação

O mês de outubro destaca a importância de ações que previnem e combatem o câncer de mama

Alimentação saudável, controle do peso e prática regular de atividade física são grandes aliados na prevenção do câncer de mama. A nutricionista, Renata Guirau, dá dicas de cinco hábitos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver a doença. Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que o peso da alimentação nesse contexto ganha cada vez mais relevância, e hábitos saudáveis são capazes de evitar 28% dos casos. Uma rotina de autocuidado e a realização de exames periódicos integram os alertas da campanha Outubro Rosa, movimento que visa a conscientização da população sobre a doença.

A nutricionista explica que consumir uma média de 500 gramas ou cinco porções ao dia, entre verduras, frutas e legumes, fornece ao corpo vitaminas, minerais, fitoquímicos e compostos antioxidantes que previnem o câncer de mama. “Esses compostos atuam na saúde celular e fazem a prevenção”.

As frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitayavermelha, cereja, melancia, tomates, são os mais indicados, segundo Renata, para a prevenção da doença. “Cúrcuma, brócolis, gengibre, alho, cebola e grãos em geral, incluindo a soja, também devem ser consumidos com frequência”, orienta a especialista. Os alimentos fontes das gorduras boas, como azeite, abacate, castanhas e peixes devem fazer parte da dieta regular.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Inca estima que em 2022, ocorrerão 66.280 casos novos. “Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans ajuda a diminuir as chances de incidência da doença. Bebidas alcoólicas, sucos artificiais e refrigerantes devem ser consumidos raramente”, afirma.

5 hábitos que ajudam a diminuir a chance de câncer de mama

1 – Consumir pelo menos 2 porções de legumes e verduras e 2 a 3 porções de frutas todos os dias;

2 – Consumir alimentos ricos em antioxidante e fitoquímicos regularmente (cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, oleaginosas);

3 – Manter controle de peso saudável;

4 – Fazer atividades físicas de forma regular;

5 – Ter uma rotina de autocuidado com a realização de consultas e exames periódicos;