sábado, abril 27, 2024
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HVEP terá agendamento eletrônico

Foto: Acácio Pinheiro  Agência Brasília

Medida visa reduzir filas e dar mais conforto e comodidade aos tutores e animais. Equipe de atendimento aumentou, passando a ter 55 colaboradores

Ainda na madrugada é possível ver uma fila grande de carros se formando na porta do Hospital Veterinário Público (Hvep), localizado em Taguatinga. Motivo, tentar uma senha para atendimento de gatos e cachorros no local. Nem sempre isso é possível. Algumas vezes os tutores precisam retornar para casa sem atendimento por conta da quantidade limitada de atendimentos disponibilizados diariamente.

Porém, a intenção do Governo do Distrito Federal é mudar a situação. O DF Notícias foi conferir no hospital as mudanças propostas pelo governo.

A Unidade, cuja gestão é de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental em parceria com a Anclivepa-SP, vai iniciar o processo de migração das marcações de atendimento presenciais para o agendamento eletrônico a partir do dia 19, próxima segunda-feira.

De acordo com o órgão, “Para o agendamento eletrônico, o tutor deve, inicialmente, fazer o cadastro na Ouvidoria do Distrito Federal, pelo site www.ouv.df.gov.br. Quem já tiver acesso, pode passar direto para o segundo passo; acessar o site , clicar no ícone do Brasília Ambiental, escolher dentre as opções clínica médica, clínica cirúrgica ou ortopedia, verificar data e horário disponível e selecionar”.

Assim que for feita a escolha, o atendimento estará agendado e aparecerá na página algumas instruções importantes para o dia do atendimento, essas informações serão também enviadas para o e-mail do tutor.

O Hvep disponibilizará uma recepcionista para orientações sobre o sistema tais como: forma de cadastramento, confirmação do agendamento, pedido de cancelamento, entre outros. Essas orientações também poderão ser feitas pelo WhatsApp (61) 99687-8007. Além disso, nas mídias sociais do Brasília Ambiental constarão informações sobre o assunto.

Para Danielle Alves, tutora de animais, a inovação é muito bem recebida pelos usuários. “É muito bom poder contar com agendamento de atendimento on-line, porque quando precisávamos levar nossos pets ao Hospital já era esperado madrugar na fila, e nem sempre conseguíamos a senha. Agora pode ser que melhore. Precisamos defender a manutenção e melhoria do Hospital em Taguatinga, é uma grande ajuda para quem não tem condições de pagar pelo atendimento dos bichinhos. Os profissionais são muito carinhosos, atenciosos e isso traz conforto para os animais e seus donos”, avalia.

De acordo com o órgão, “Em um primeiro momento vamos trabalhar para reduzir as filas no hospital, e, quando consolidada, evitá-las, proporcionando mais conforto e comodidade aos tutores e animais. Com o novo modelo de agendamento, ainda em caráter experimental, a contribuição da população será fundamental para melhorar o serviço ofertado”.

O secretário-geral do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, aponta que o foco é o bem-estar dos tutores. “O bom atendimento aos pets já é a marca registrada da unidade. Longas filas, bancos improvisados e madrugada em claro para conseguir atendimento no Hvep são coisas que deixaremos para trás”, aponta.

“Vamos iniciar a experiência piloto e certamente faremos os ajustes ao longo do processo. É mais organização, comodidade e economia de tempo para o tutor que precisa se deslocar até o Hvep”, reforça Moraes.

Nesse processo de transição será destinado um quantitativo de vagas para o atendimento on-line e outro para o presencial. “Faremos o agendamento de forma híbrida até que toda a população usuária do serviço tenha conhecimento e domínio da forma de agendar eletronicamente”, ressalta Marco Aurélio, chefe da Unidade de Fauna (Ufau) do Instituto.

Atendimento

O Hospital Veterinário Público (Hvep) atingiu no primeiro semestre de 2021 o total de 81.879 atendimentos. De janeiro a junho deste ano, 9.427 animais foram atendidos na unidade, que também realizou 1.332 cirurgias, 23.708 administrações de medicamentos, 35.535 exames laboratoriais e, ainda, 11.877 exames de imagem.

Ao DF Notícias o Instituto lembrou que em abril foi comemorado três anos de existência do Hospital Veterinário Público de Brasília (Hvep) com a duplicação nos atendimentos para cães e gatos. As senhas distribuídas, diariamente, passaram de 50 para 100. E, entre as melhorias estão a oferta de serviço ortopédico e a instalação de cinco contêineres, sendo quatro deles adaptados em novos consultórios.

Além disso, o centro cirúrgico, o número de consultórios e a quantidade de aparelhos e pessoal foram incrementados resultando numa ampliação de atendimentos, que passaram de 900 para 2,1 mil por mês. A equipe passou de 32 para 55 funcionários, entre veterinários, assistentes, apoio e recepção.