quarta-feira, julho 24, 2024
Desta semanaEconomia

Parceria GDF e Sebrae vai premiar melhor projeto de empreendedorismo

Foto: Segov/Divulgação

Iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico das RAs

Foi lançado, na última quinta-feira (4), o Edital do Prêmio Sebrae – DF Cidade Empreendedora 2023. A parceria ente o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae-DF tem como objetivo incentivar, reconhecer e difundir o trabalho realizado pelas administrações regionais, Secretarias de Estado e o Terceiro setor em benefício dos empreendedores e empresários do Distrito Federal.

Com base em eixos de atuação como gestão municipal, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade, as administrações poderão concorrer à premiação em quatro categorias: desenvolvimento territorial, inclusão produtiva, empreendedorismo jovem e marketing territorial.

Para ajudar na elaboração dos projetos, o Sebrae vai disponibilizar consultores que auxiliarão os administradores regionais a pensar em planos de desenvolvimento das cidades com foco no empreendedorismo.

A Diretora Superintendente do SEBRAE/DF, Rose Rainha, explica que nesta edição o conselho de políticas públicas terá um alinhamento direto ainda maior com os administradores. “Vamos ter semanalmente, em cada sala do empreendedor, o pessoal do conselho com os administradores. O que a gente quer é potencializar o Sebrae, que é um companheiro maravilhoso que realmente pode ser um aliado nesse trabalho junto com a comunidade”.

Jorge Adriano Silva, gerente de Estratégia e Políticas Públicas do Sebrae-DF, destaca a importância de se ter uma análise detalhada do território, identificando quais são as vocações daquela região para o desenvolvimento efetivo de propostas.

“No plano de desenvolvimento territorial, mais do que pensar numa estratégia de atendimento na região administrativa, nós precisamos pensar no território, quais são as vocações que a sua região tem e que pode explorar para gerar mais emprego, mais renda, novos negócios, negócios mais lucrativos”. E completa “é preciso pensar num plano que a gente definitivamente consiga executar e avançar com ações que promovam o desenvolvimento da região”.

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires, o Distrito Federal é a região mais promissora no país do ponto de vista do desenvolvimento econômico e é necessário criar essa vocação na cidade. Segundo ele, há uma malha a ser potencializada, equidistante de todas as regiões do Brasil, e que pode crescer ainda mais para ser um grande braço de desenvolvimento do país.

“Cada uma de nossas cidades tem uma vocação que precisa ser identificada, valorizada e incentivada por aquela pessoa que representa o governo, que são nossos administradores regionais. A função deles e dos que estão nas salas do empreendedor é descobrir essas vocações, valorizá-las e trazer desenvolvimento para nossa cidade ainda maior”, disse Humberto.

O secretário ressalta que o governador Ibaneis Rocha já criou um ambiente para o desenvolvimento econômico da capital e do Entorno ao oferecer segurança jurídica, simplificação e desburocratização de todos os processos e incentivo para que as empresas invistam no Distrito Federal.

Além do concurso, a equipe do Sebrae anunciou que este ano haverá um selo de valorização do trabalho feito pelas administrações no âmbito da sala do empreendedor. “A principal mudança que nós queremos trazer para a Sala é o processo de avaliação para criar o selo prata, bronze, ouro e platina. São formas de reconhecer aquelas administrações regionais que estão oferecendo os melhores serviços para os empresários da sua região”, informou o gerente.

Público-alvo

Podem participar do prêmio todas as Administrações Regionais do DF por meio de seus Administradores Regionais e seus respectivos Agentes de Desenvolvimento Territorial. Os participantes podem apresentar projetos nas seguintes categorias: Desenvolvimento Territorial; Inclusão Produtiva; Empreendedorismo Jovem e Marketing Territorial.

Premiação

O projeto que atingir o primeiro lugar geral, será o vencedor do Prêmio SEBRAE – DF Cidade Empreendedora. Além do troféu de vencedor geral, o respectivo Administrador Regional e seu Agente de Desenvolvimento Territorial serão convidados a participar de uma Missão Técnica internacional promovida pelo SEBRAE/DF.

Para maiores esclarecimentos, o edital do II Prêmio SEBRAE – DF Cidade Empreendedora está disponível neste link