segunda-feira, abril 29, 2024
Desta semanaEducação

Pets mudam rotina de estudos

Foto: Alvaro Henrique/SEEDF

Projeto tem como objetivo despertar um olhar sobre o cuidado com os animais e trabalhar responsabilidades

Na Escola Classe 05 do Paranoá, os alunos da turma do 4º ano B aprendem a cuidar e ter responsabilidade com os animais de estimação junto aos ensinamentos de ciências, português, literatura infantil, matemática e artes. As crianças têm entre 9 e 13 anos e fazem parte do projeto “Eu e os Animais é o bicho! Um olhar sobre o nosso DF”, que tem mudado a rotina escolar dos estudantes.

Toda semana, os alunos produzem redações sobre o assunto com base em matérias de jornais, revistas e livros de literatura propostos pela professora. Nas sextas-feiras, a professora faz o sorteio da bolsa mágica, que contém livros literários sobre animais, uma pelúcia (mascote da turma) e uma guloseima. O aluno sorteado recebe a tarefa de ler os livros no fim de semana e produzir uma redação sobre as obras.

Já nas aulas de matemática, os pequenos aprendem educação financeira com foco nos gastos necessários com os pets, como a compra de remédios e vacinas e consultas periódicas no veterinário.

A EC 05 é a quarta escola que recebe o projeto criado pela professora Iara Vidal. A pedagoga conta que a iniciativa existe há pelo menos 10 anos e tem o intuito de buscar um olhar sobre os cuidados com pets, sua maior paixão. Além disso, ela explica a importância dessa relação na educação das crianças, que trabalha responsabilidades.

“Além do carinho, a criança precisa saber que a criação de um animal de estimação exige paciência e responsabilidade, além de gastos. Sabendo disso, essa criança vai se tornar mais amável, mais paciente, responsável e carinhosa por defender a causa do meio ambiente e dos animais”, pondera a professora.

Com informações da SEEDF