segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDesta semana

Ponto facultativo durante jogos da Copa do Mundo Feminina

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Decreto regulamenta pausa em serviços do GDF apenas para os jogos da primeira fase da competição

Começa na próxima quinta-feira (20), a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. A competição internacional é disputada por 32 seleções que representam seus países e será realizada em dois países: Austrália e Nova Zelândia.

O Brasil faz parte do torneio e tem seu primeiro jogo marcado para a próxima segunda-feira (24) contra o Panamá. Por conta do campeonato, o Governo do Distrito Federal(GDF) decretou ponto facultativo nos dias em que a seleção feminina de futebol brasileira entra em campo.

O decreto foi assinando nesta terça-feira (18) pela governadora em exercício Celina Leão. Esta é a primeira vez que a participação do futebol feminino do país em um Mundial muda a rotina do servidor do GDF.

O decreto define que nos dias de jogos da Seleção Brasileira o serviço terá início até duas horas após o término das partidas. Segundo o governo, a intenção da medida é incentivar os servidores públicos do GDF a assistirem e torcerem pelo Brasil na competição.

“Acho que é realmente a vanguarda de enxergar homens e mulheres de forma igual. Se fosse a Copa masculina, nós teríamos o ponto facultativo. A Copa feminina precisa ter o olhar do Brasil para realmente apoiar as nossas jogadoras”, declarou Celina Leão.

Decreto

O documento regulamenta que nos dias em que os jogos se realizarem até as 7h30, o expediente terá início às 11h. Já quando as partidas forem às 8h, o trabalho terá início às 12h. Para essas horas não trabalhadas, o governo diz que não há necessidade de reposição.

O destaque é para as áreas que não serão impactadas pela medida. Ou seja, saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, deverão seguir as instruções das respectivas chefias.

Jogos

Na primeira fase da competição, o ponto facultativo vale para os dias 24 de julho (segunda-feira), jogo entre Brasil e Panamá, e 2 de agosto (quarta-feira), partida contra a Jamaica, quando as partidas serão às 8h e às 7h, respectivamente. O outro jogo das brasileiras é contra as francesas, no sábado, dia 29 de julho, às 7h. Caso a Seleção avance na Copa do Mundo, será publicado um novo decreto determinando o ponto facultativo para as demais partidas.

Com informações da Agência Brasília