Transporte gratuito para o Hemocentro
Parceria fará locomoção de doadores a partir de shopping center na Asa Norte
Junho foi escolhido como o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. E uma das ações promovidas pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) referente ao Junho Vermelho é a parceria com o Boulevard Shopping que oferece transporte gratuito para doadores.
A edição especial da Linha Vermelha acontece de amanhã (11) até o dia 27 deste mês, quando uma van fará o trajeto entre o shopping e o Hemocentro, na Asa Norte.
O transporte fica à disposição dos doadores voluntários às terças e quintas, com horários de saída do shopping às 9h30 e às 14h30. A van buscará os candidatos à doação no Ponto Vermelho, lounge montado na área de embarque e desembarque do estacionamento descoberto.
A ação faz parte da campanha Junho Vermelho: Unidos pela Vida, do Hemocentro. Junho é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização à importância da doação de sangue. Na sexta (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Hemocentro está com várias atividades projetadas para todo o mês. Haverá palestras sobre doação de sangue, formação de multiplicadores e de organizadores de grupos de doação, além da distribuição de brindes.
Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto.
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 precisa aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160 (opção 2), mas é possível realizar encaixes, dependendo da disponibilidade de vagas no dia.
Foto: Divulgação/Hemocentro Brasília