quarta-feira, julho 24, 2024
CidadesDesta semana

Autorizada rota alternativa para Via Estrutural

Nova pista ligará Cidade Estrutural às proximidades do Palácio do Buriti

Um dos setores mais movimentados da parte norte da cidade vai ganhar uma via alternativa. Foi autorizada, nesta quarta-feira (25), pela governadora em exercício, Celina Leão, a construção de uma rota alternativa ligando a Estrutural à Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem (EPAA), na DF-010.

De acordo com o Executivo, serão investidos R$ 10 milhões na construção da nova via e os trabalhos serão executados em etapas, neste primeiro momento, com a construção de pista simples de mão dupla.

A demanda pela a implantação da via alternativa é pedido antigo de empresários, trabalhadores e quem frequenta a Cidade do Automóvel. Segundo representantes do setor, cerca de 35 mil pessoas circulam diariamente pela região.

O projeto é para a construção de pista que terá aproximadamente quatro quilômetros de extensão, com início na Cidade do Automóvel, entre o Complexo de Reciclagem e o Instituto Federal de Brasília da Estrutural, passando pela área do Exército, na DF-010, e pelo Setor de Garagens Oficiais, nas proximidades do Palácio do Buriti.

A execução da obra ficará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER). O órgão aponta que a nova pista ajudará a descongestionar a região, visto que haverá mais opções de entrada e saída da Cidade do Automóvel, que atualmente é feita apenas pela Via Estrutural.

A governadora em exercício, Celina Leão, ressaltou que o projeto já vinha sendo discutido pelo governador Ibaneis Rocha há um ano e que também atuou para a realização do empreendimento. “Há um ano o governador Ibaneis Rocha tomou a iniciativa de levar adiante o projeto, eu ajudei colocando emenda parlamentar enquanto deputada da Câmara Federal, e com certeza agora o GDF vai fazer essa obra”.

Foto: Divulgação