quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDesta semana

Fiscalização aumenta na Estrutural

Foto: Agência Brasília

Impudência de motoristas tem causado transtornos e piorado tráfego na avenida marginal

O trânsito pesado da via Estrutural, causado pelas obras, tem feito motoristas infringirem regras, causando confusão e acidentes na avenida marginal, ao lado de Vicente Pires, para onde todo o tráfego da estrada em manutenção foi desviado. 

Por isso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)decidiu intensificar a fiscalização do trânsito no trecho compreendido entre o viaduto de intersecção com a BR-070 e a Rua 3C. O órgão relembra que a extensão é mão dupla 24 horas por dia e não acompanha a reversão de fluxo da via expressa nem no período da manhã nem no período da tarde.

O segmento de mão única começa após o balão próximo à Rua 3C até a passarela na altura da Sara Nossa Terra. Nesse segmento, nos horários de reversão, o trecho funciona de acordo com o sentido da reversão. Nos demais horários do dia, o trânsito neste trecho é no sentido Plano Piloto.

A decisão de intensificar a fiscalização do tráfego veio após o DER identificar que durante o horário de pico da manhã, em que há operação de reversão de fluxo na via expressa, os motoristas têm desrespeitado o sentido mão dupla da Via Marginal e invadido a faixa do sentido oposto, ocasionando confusão e acidentes.

De acordo com o superintendente de trânsito do departamento, Elcy Ozorio dos Santos, os agentes de trânsito rodoviário estão atentos ao trânsito na região, tanto presencial quanto remotamente, através das câmeras de monitoramento do departamento.

“Os agentes de trânsito do DER-DF têm orientado os condutores no local. É importante que os motoristas tenham ciência de que não estão cometendo infrações sem serem vistos. Estamos observando, agindo em vários momentos para coibir e disciplinar o trânsito na marginal de Vicente Pires e, se for necessário, iremos aplicar penalidade. Não é o que queremos, porque sabemos que todos têm estado impacientes com o trânsito pesado por conta das obras, mas é necessário ter paciência e não desrespeitar o espaço dos outros e nem colocar em risco a vida de terceiros”, desta.

O DER-DF reforça ainda que o sentido da marginal acompanha a reversão de fluxo tanto no período da manhã – entre 6h e 10h, no sentido Plano Piloto – quanto no período da tarde – entre 17h30 e 19h45, no sentido Ceilândia, no segmento após a Rua 3C até o Setor de Indústria – e os motoristas devem estar atentos à dinâmica do trânsito para evitar infrações e acidentes.

Com informações do DER-DF