terça-feira, junho 25, 2024
Desta semanaEducação

Mais de 5 mil vagas em creches serão ofertadas no DF

Entre creches já entregues, em construção e em licitação serão mais 33 unidades 

Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atualmente, há cerca de 14 mil crianças de até 3 anos na fila de espera por uma vaga nos Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), mais conhecidos como creches.

A demanda pela ampliação da oferta de vagas no ensino infantil é uma reivindicação antiga de pais e mães que precisam trabalhar fora para garantir o sustento da família, mas não têm com quem deixar os filhos pequenos. 

Para esta parcela da população, o governo local anunciou no início desta semana que o DF terá mais 33 creches dando origem a 5,3 mil vagas, entre as unidades entregues, prontas, em construção, e em fase de contratação. De acordo com o GDF, serão construídas 300 salas de aula para atender as crianças da rede pública de ensino, ao custo de R$ 151 milhões.

Já foram entregues creches Ceilândia, Samambaia, Lago Norte e Sol Nascente/Pôr do Sol. As unidades prontas, aguardando entrega, estão nos núcleos rurais Jardim II, no Paranoá, e Pipiripau II, em Planaltina, além de Ceilândia, na EQNP 8/12, e Planaltina, na Quadra 23.

Há unidades em construção no Recanto das Emas, Gama, Estrutural, Santa Maria, Vila Telebrasília, Guará, Sol Nascente, Mangueiral e Riacho Fundo II. Em licitação/contratação estão unidades de Taguatinga, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria e Taquari.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília