quinta-feira, abril 18, 2024
Desta semanaEconomia

Recicláveis geram desconto na conta de luz

Foto: Divulgação/Neoenergia

Projeto converte o material descartado em descontos na fatura ou em doações para instituições

Pagar mais barato na conta de luz e encontrar lugares corretos para descartar materiais recicláveis é uma combinação ideal. Isso se tornou realidade no Distrito Federal por conta do lançamento do projeto Vale Luz, idealizado pela Neoenergia.

A iniciativa tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando o descarte correto de resíduos sólidos, aliado a descontos na fatura de energia elétrica ou a doação para entidades assistenciais cadastradas.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A distribuidora explica que o material reciclável é depositado na máquina Retorna Machine, equipamento de venda reversa, atrelado ao Programa Triciclo de Benefícios, que coleta embalagens pós consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. 

A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertidas em doações para as entidades assistenciais. Com foco na inovação e autonomia do cliente, o equipamento conta com tecnologia “touch screen”, que explica, na própria tela, como realizar a troca dos materiais e receber seus benefícios.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, batizada por ‘Tricoins’.

O usuário que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas, receberá sua pontuação que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertidos em doações paras as entidades assistenciais cadastradas no projeto.

“Uma pergunta que todos fazem é qual seria a relação entre resíduos coletados e eficiência energética. Quanto mais a gente consegue reciclar esses materiais, mais a gente reduz a necessidade de produzi-los”, explica Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia. “Então temos uma economia de energia na ponta desse processo, quando esse resíduo é produzido. Quando reciclamos, nós reaproveitamos esse material, economizando energia”, finaliza.

Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa. O resgate dos tricoins podem ser realizados diretamente na máquina em que houve o descarte ou por meio do aplicativo (baixado, gratuitamente, no Google Play ou Apple Store) ou no site www.triciclo.eco.br – https://triciclo.eco.br/

Confira os locais em que as nove máquinas do Projeto Vale Luz foram instaladas:

​Veja aqui quais embalagens são aceitas na Retorna Machine e seus valores em tricoins por tipo de material:

Com informações da Neoenergia