quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDesta semana

Recolhimento de entulho pelo 162

Foto: Divulgação/SLU

Além dos locais para descarte de lixo, SLU disponibiliza canais para denúncia e solicitação de coleta

O descarte irregular de lixo é um problema que afeta todas as regiões do Distrito Federal. Embora haja serviços e locais específicos para a coleta de resíduos, frequentemente ocorrem flagrantes de despejo em locais inapropriados.

Para denúncias de acúmulo de lixo em local irregular ou descarte de inservíveis o cidadão pode entrar em contato com a com a Ouvidoria Geral do Distrito Federal pelo telefone 162 ou por meio do site do órgão  e solicitar a remoção do entulho.

No caso de encaminhamento por meio eletrônico o cidadão também pode enviar vídeos e fotos do local, inclusive com denúncias que serão encaminhadas ao DF Legal para que sejam tomadas as devidas providências, caso seja necessário.

De acordo com observação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), áreas de grande acúmulo de lixo têm a característica de surgir de uma hora para outra em pontos diversos.

Com base nas solicitações feitas pela população, o SLU estabelece o cronograma de remoção de entulhos em todas as regiões administrativas do DF. Esse calendário é seguido pelas três subcoordenações regionais da autarquia.

Além dos canais virtuais, o SLU disponibiliza o papa-entulho, que é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para que os cidadãos possam depositar de forma gratuita restos de obras, podas de árvores, móveis velhos e material reciclável. 

Segundo o órgão, há 14 papa-entulhos disponíveis para a população do DF. Outros estão em construção em Samambaia, Santa Maria, Gama, Paranoá e São Sebastião.

Vale ressaltar que o papa-entulho só recebe 1 m³ de inservíveis por pessoa a cada dia. Essa quantidade foi estipulada porque o equipamento tem o objetivo de atender pequenas demandas domésticas e não de grandes geradores e empresas.

Já as transportadoras de entulhos devem fazer o descarte na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Cidade Estrutural. Todos esses transportadores precisam estar cadastrados no Sistema de Gestão de Resíduos do SLU e emitir Controle de Transporte de Resíduos (CTR) a cada demanda.

O cliente deve ficar atento quando contratar uma transportadora para descartar entulhos para a emissão da CTR. O documento garante que o material vai ser descartado de forma correta, pois o entulho só pode ser descartado nas unidades de recebimento, para que seja dada baixa na CTR emitida. A URE funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 19h, para recebimento de Resíduos da Construção Civil (RCC).

Com informações da Agência Brasília