terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDesta semana

Revitalização se estenderá à W3 Norte

Foto: Dênio Simões – Agência Brasília

Obras de recuperação de uma das avenidas mais tradicionais de Brasília serão ampliadas até a parte norte. Intenção é iniciar as intervenções em 2022

Depois de anos de abandono e de reivindicações de comerciantes, moradores e consumidores brasiliense, uma das avenidas mais icônicas do Distrito Federal foi revitalizada e entregue à população: a Avenida W3 Sul.

Calçadas danificadas, falta de estacionamento, iluminação precária faziam parte do dia a dia de quem frequentava a região. Mas depois de R$ 21,7 milhões em investimentos e geração de 800 postos de trabalho, a obra trouxe melhoria do sistema viário e do fluxo de pessoas, estacionamentos, paisagismo, troca da iluminação, entre outros.

A entrega das benfeitorias nas quadras remanescentes 502, 503, 504, 505, 506, 513, 514, 515 e 516 Sul foi feita na segunda-feira (20), pelo governador Ibaneis Rocha, acompanhado de secretários de governo, empresários, líderes do setor produtivo e comunidade local.

“A memória afetiva que se tem da W3 Sul é maravilhosa, mas ela foi abandonada ao longo do tempo e diminuída pelos governantes. Nós mudamos isso e reformamos toda a avenida. Vamos fazer o pavimento rígido do asfalto e, para os moradores das quadras 700, vamos entregar as calçadas prontas para que a gente tenha uma nova W3”, avaliou Ibaneis.

Além da entrega da W3 Sul, o governador assumiu mais um compromisso com o Plano Piloto, revitalizar a parte norte da avenida.

“Ainda em 2022, vamos começar as obras na W3 Norte. Teremos o maior corredor de comércio do Brasil. Tudo para que as pessoas tenham o prazer de dizer que moram e que compram na W3”, anunciou o chefe do Executivo.

Desde que foi criada, entre o final da década de 50 e início da década de 60, a W3 Sul nunca havia passado por uma reforma. O asfalto revitalizado há alguns anos atrás já apresenta sérios danos que colocam em risco motoristas e pedestres que precisam atravessar as pistas.

Diante disso, o secretário de Obras, Luciano Carvalho, disse que haverá revitalização das calçadas das quadras 700 e reforma do pavimento total da avenida.

“Vamos licitar no primeiro trimestre de 2022 as calçadas das quadras 700 e iniciar a reforma do pavimento como um todo, começando pela W3 Sul. Na faixa dos ônibus, faremos pavimento rígido, a exemplo de outras vias do Distrito Federal. Vamos continuar investindo na W3 Sul e olhar também para a W3 Norte, que será uma das nossas prioridades para o ano que vem”, disse, Luciano.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Wagner Silveira esteve na W3 Sul e elogiou o empenho do governo na revitalização da avenida. “Hoje estamos com essa avenida revitalizada, calçamento com mobilidade, estacionamento refeito, calçada na W2, o que nem existia, iluminação que trouxe mais segurança, becos reformados. Isso gera a vontade do empresário abrir sua loja aqui. Os empresários virão e o movimento vai trazer mais empregos, lojas e impostos. Um círculo virtuoso”, apostou Silveira.

Parceria

Além do financiamento da Agência de Desenvolvimento (Terracap), as intervenções na W3 Sul são resultado de um trabalho conjunto de diversos órgãos, como a Secretaria de Obras, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Governo (Segov), Companhia Energética de Brasília (CEB) e Departamento de Trânsito do DF (Detran).

A Secretaria de Obras executou os serviços. A Seduh, por sua vez, elaborou o projeto de melhoria da avenida, atendendo a demanda de um perfil amplo de usuários da quadra, de pedestres a condutores de automóveis.

Os estacionamentos foram planejados e organizados com piso intertravado e a demarcação das vagas, inclusive para motos, idosos, pessoas com deficiência e nas áreas de carga e descarga. O redesenho da área pública também foi fundamental para renovar o aspecto geral da quadra.

A cargo da CEB, a iluminação pública foi substituída por lâmpadas de LED, mais modernas, econômicas e que trazem maior sensação de segurança. Foram trocados 141 postes e 636 luminárias convencionais por LED. A Novacap, por sua vez, colaborou com obras complementares, como a reforma de pavimentos, o plantio de grama, a poda de árvores, entre outras. Já o Detran cuidou de toda a sinalização, essencial aos pedestres e condutores.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também colaborou com a instalação de dezenas de lixeiras. Os novos depósitos têm capacidade de 50 litros e foram fixadas em postes ao longo de toda a avenida.

Com informações da Agência Brasília