domingo, abril 28, 2024
CidadesDesta semana

Atenção: novo desvio na Estrutural

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Intervenção será no horário noturno para minimizar impactos no trânsito

A partir desta segunda-feira (22), condutores que trafegam pela Via Estrutural, no sentido Plano Piloto-Taguatinga, devem estar atentos às novas intervenções que serão realizadas durante a noite. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) anuncia que, das 20h30 às 5h, o trânsito na pista norte será parcialmente desviado, com bloqueios diários programados até a segunda quinzena de fevereiro.

As equipes do DER vão trabalhar no trecho compreendido entre o Pistão Norte (DF-001) e o Córrego Vicente Pires, antes da DF-087, com o objetivo de realizar ajustes para proporcionar maior conforto aos usuários. O mesmo procedimento já foi aplicado na pista sul desse trecho, e agora a atenção se volta para a pista norte.

A intervenção inclui o trabalho de microfresagem na superfície de concreto da via. Cristiano Cavalcante, da superintendência de Obras do DER, destaca que esse processo visa eliminar por completo qualquer desnível na pista, reduzindo possíveis trepidações no asfalto e proporcionando melhor conforto e qualidade para o trânsito local e seus usuários.

Além dos ajustes na superfície, as baias de ônibus na Via Estrutural também passarão por reformas. As pistas da Estrutural foram totalmente refeitas e entregues à população no fim do ano passado ao custo de R$ 80 milhões.

A estratégia de realizar os bloqueios durante a noite, conforme explica Jarbas Silva, diretor do 3º Distrito Rodoviário do DER, tem como propósito minimizar impactos no trânsito, garantindo a fluidez durante o horário de pico. 

Rotas alternativas estarão disponíveis no início e no fim do trecho de quatro quilômetros afetado pela intervenção. Para quem vai ao Plano Piloto, a marginal de Vicente Pires será uma opção, enquanto aqueles que seguem em direção a Taguatinga, na pista norte, serão redirecionados para a pista sul.

Apesar dos bloqueios temporários, a expectativa é que as obras noturnas contribuam para a melhoria significativa da qualidade da via, assegurando maior segurança e conforto aos motoristas que utilizam a Via Estrutural diariamente.